BEM-VINDO AO INSTITUTO DO CARSTE

Fundado por um grupo de pesquisadores e técnicos com atuação em áreas diversas, o Instituto do Carste, uma associação sem fins lucrativos, tem como principal missão realizar ações de investigação e preservação das áreas cársticas brasileiras.

As regiões cársticas

As regiões cársticas, desenvolvidas preferencialmente sobre rochas calcárias e dolomíticas (mas também sobre arenitos, quartzitos, minério de ferro, entre outras) estão entre as mais fascinantes do planeta. Paredões rochosos, torres desnudas, rios que se perdem na rocha, nascentes de águas límpidas e misteriosas cavernas com suas formas e habitantes únicos.

Recursos naturais

As regiões cársticas também apresentam um incalculável valor em termos de recursos naturais. Suas imensas reservas de água subterrânea são imprescindíveis para a subsistência das populações que vivem sobre o carste. A matéria prima para o cimento, cal, ferro, são também extraídas de regiões cársticas.

A importância dos estudos técnico-científicos

O Brasil possui potencial para centenas de milhares de cavernas, e apenas uma ínfima parcela, cerca de 15 mil, foram até o momento descobertas. Através de seus projetos técnico-científicos, o Instituto do Carste, procura melhorar o conhecimento que temos do nosso carste, criando mecanismos que permitam sua efetiva preservação sem, no entanto, esquecer o papel vital que estas regiões desempenham em nossa existência.

Entre em contato!

Enviando

©2018 INSTITUTO DO CARSTE - Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?